5 Estratégias para conseguir cumprir as resoluções de Ano Novo

Chão com números desenhados

“Para o ano vou deixar de fumar!” “No ano novo vou começar a fazer exercício físico!” “No novo ano vou mudar a minha vida!” Certamente já ouviu alguém fazer estas promessas, geralmente no final de um ano e início de outro.

Promessas essas que são feitas com determinação e vontade mas que, depois, acabam por ficar pelo caminho com bastante facilidade. Por falta de paciência ou, simplesmente, pela pouca força de vontade, a verdade é que a maioria destas resoluções nunca duram mais do que uma semana.

Estratégias para cumprir as suas resoluções

Afinal, que estratégias podem ser adotadas para que as promessas que são feitas no ano anterior perdurem até e durante o ano seguinte? Hoje deixamos-lhe algumas dicas, resultado de um estudo realizado pela revista Fast Company onde Josh Zerkel, diretor de soluções de educação do Evernote, afirma que as pessoas que não acreditam que algo irá mudar de forma repentina obtém uma taxa mais elevada de sucesso no cumprimento das suas resoluções.

1. Prioridade

Este estudo reitera que as resoluções vão evoluindo através de pequenas mudanças. Coloque a sua resoluções como prioridade diária e a mudança vai começar a acontecer. Se conseguir uma pequena alteração no seu comportamento todos os dias, no final do mês, já conseguiu uma melhoria de 30%.

2. Escrever os seus objetivos

Escrever as suas resoluções diariamente é também uma boa estratégia que pode ser adotada imediatamente. Esta tática ajuda a que a promessa permaneça fresca na sua mente. Não há nada que se faça uma única vez única vez que seja suficiente para se obter os resultados pretendidos. Por isso, experimente escrever ou até dizer em voz alta todos os dias aquilo que quer cumprir durante este ano.

3. Criar hábitos novos

Geralmente, há um motivo forte que o leva a fazer resoluções de ano novo: criar novos hábitos que beneficiem mais a sua saúde, procurar fazer aquilo de que realmente gosta e que o motive a acordar todos os dias. Seja qual for a sua motivação, tem que existir uma.

E o motivo que o faz querer levar essa promessa a bom porto tem que ser mais importante do que o motivo que leva a não querer cumpri-la. Preste atenção à verdadeira razão que levou a que essa promessa fosse feita naquele momento. Se quer mudar, então é porque essa mudança lhe trará algo melhor. Concentre-se nessas melhorias e olhe em frente.

4. Beneficiar o seu círculo de amigos e família

Perceber que uma resolução pode beneficiar quem está à sua volta é também uma ótima forma de o motivar. Começar a comer de forma mais saudável, por exemplo, fará de si uma pessoa com mais saúde. Conseguindo isso, está a contribuir para o bem-estar daqueles que estão à sua volta e se preocupam. Outro exemplo recai no deixar de fumar. Eliminando este vício da sua vida estará, automaticamente, a evitar que os outros tenham que sofrer com o mesmo.

5. Evite ceder às tentações

Por fim, arranje uma maneira de dificultar as formas que o podem levar a falhar. Ou seja, torne menos provável a que essa mesma falha aconteça. Se decidiu que vai começar a ter uma alimentação mais saudável, então não vá comer fora tão frequentemente. Se optou por deixar de fumar, pegue no dinheiro que gastaria se ainda fumasse e invista-o numa viagem.

Qualquer mudança é difícil por si só pois representa algo diferente daquilo que é habitual. Mas isso não significa que seja impossível!


Olá, este artigo foi útil para si? Partilhe!

Rita Teixeira Costa