Os planetas podem influenciar as decisões que diariamente tomamos, assim como os mais variados aspetos das nossas vidas. Têm, também, uma relação muito próxima com cada um dos signos do Zodíaco.
De facto, os dados mais importantes de um horóscopo são aqueles que se relacionam com a posição que o Sol ocupa, como a estrela central do nosso sistema solar, assim como a posição da Lua e dos oito planetas que integram o sistema – Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno.
Os dez corpos celestes, considerados na Astrologia, apresentam uma relação de maior ou menor afinidade com os doze signos do Zodíaco. O signo que melhor de adapta com um planeta é chamado de Domicílio desse mesmo corpo celeste.
Esta ideia assenta no pressuposto que cada signo está, diretamente, relacionado com um elemento do sistema solar. Neste sentido, ao Caranguejo e ao Leão foram atribuídos os domicílios da Lua e do Sol, os astros mais importantes. Uma vez que, são os dois signos mais próximos do zénite astronómico. Ao sol, correspondeu o Leão porque são semelhantes na força, na atividade solar e na polaridade masculina.
Por outro lado, a Lua foi atribuída ao signo do Caranguejo, devido à passividade do satélite, que brilha graças à luz que reflete do Sol, análoga à polaridade feminina inerente às pessoas deste signo.
Índice do Artigo
Podemos começar por olhar para Júpiter, o planeta que rege as suas missões e sua sorte. É este planeta que pode revelar a sua razão de viver e, de que forma, a sorte está ou não do seu lado.
Urano e Neptuno costumam ser planetas menos explorados, no entanto, são fundamentais para entender certos detalhes. Urano, é o planeta que rege a astrologia e é o planeta das revoluções e, dependendo da posição que o signo ocupa, costuma-se identificar qual é a área que, cada signo, pode sofrer mudança.
Neptuno é o planeta dos sonhos e é responsável por todos os assuntos relacionados com esta temática. Na antiguidade, afirmava-se que os corpos celestes eram os mensageiros dos deuses. Eram eles os encarregados de trazerem aos homens os presságios acerca do seu destino.
Planeta frio e afastado, foi atribuído a Capricórnio. A Júpiter que é considerado benéfico, corresponde o signo Sagitário, um signo que tem uma relação harmoniosa com os dois astros principais. Saturno vem complementar Júpiter. É o planeta que trata de todos os assuntos que deixou por resolver, mas que voltam sempre para atormentar. Saturno é um planeta muito interessante, porque apresenta ciclos bem definidos, mas é conhecido como sendo austero nas cobranças que faz.
Considerado violento e guerreiro, foi atribuído aos dois signos mais destrutivos e polémicos, o Carneiro e o Escorpião, uma vez que estes têm uma relação tensa com os domicílios do Sol e da Lua. Balança e Touro tornaram-se o domicílio de Vénus, pois têm uma relação harmoniosa com Leão e Caranguejo.
Devido a posição, que ocupa, próxima do Sol, foi atribuído aos signos mais próximos dos correspondentes aos grandes astros, Gémeos e Virgem.
Como pode observar, há uma relação muito próxima entre cada um dos planetas e cada um dos signos do Zodíaco e, consequentemente, com a maneira de ser de cada um de nós.