De certeza que já foi assombrado por pensamentos negativos vezes sem conta. Infelizmente, esses pensamentos nunca desaparecem. Mas pode controlar a forma como reage. Saiba como o fazer e viver em abundância.
Free yourself from the weight of negative energy. Discover a lighter path to happiness.
Learn to do it and live in abundance.
Más notícias, situações traumáticas, momentos difíceis… Estes são alguns dos exemplos de situações que podem causa pensamentos negativos, que para algumas pessoas são mais fáceis de controlar do que para outras.
Será possível calar este burburinho, este ruído de ideias negativas, que é tão desconfortável? Será possível viver em abundância e afastar os pensamentos negativos?
De acordo com vários especialistas, os pensamentos negativos em geral, estão ligados à incapacidade da pessoa de permanecer no presente. Num momento mais difícil, quem está a ser afetado por este problema está ou a pensar constantemente no que se passou, ou a antecipar acontecimentos negativos, de um futuro que ainda não aconteceu.
Para viver em abundância e afastar pensamentos negativos, é necessário reconhecê-los, identificá-los e catalogá-los, não como a realidade, mas como eventos mentais. Não se consegue controlar o burburinho dos pensamentos negativos, mas pode-se tentar perceber o que eles nos querem dizer e controlar os seus efeitos no nosso bem-estar.
É importante aceitar que os pensamentos negativos transportam muitas vezes, informação e autoconhecimento. sobre as nossas crenças, sobre os nossos medos. Se conseguirmos viver esses sentimentos, sem nos identificarmos com eles, deixaremos de temê-los e retiraremos o controlo que eles podem ter sobre as nossas ações.
Para vivermos em abundância, é fundamental aprender a lidar com os padrões nocivos da mente. Se cuidamos do copo e aceitamos os sintomas de que algo está mal fisicamente, também devemos agir assim perante problemas da mente.
Questione os seus pensamentos negativos e perceba a origem dos mesmos, experimente praticar meditação e aprenda a viver mais no presente, do que a preocupar-se com uma realidade que, ou ainda não aconteceu, ou que não é verdadeira.
O nosso sofrimento perante estas situações, advêm de pensamentos negativos não questionados. Não se deixe “afogar” nestas situações. O seu bem-estar mental é muito importante, para viver uma vida plena e feliz. A meditação pode ajudar a mudar os padrões de pensamento. Mudar rotinas pode também ser uma ajuda preciosa.
Em situações limite:
Em Portugal, existem várias ferramentas disponíveis para ajudar em situações limite, seja ansiedade, depressão, risco de suicídio ou bullying.
SOS Voz Amiga: 213 544 545 (16h-24h) ou 800 209 899 (21h-24h)
SOS Estudante: 969 554 545 ou 808 200 204 (20h-1h)
Telefone da Amizade: 228 323 535 (16h-23h)
Linha Lua: 800 208 448 (20h-2h)
Linha SOS Bullying: 808 962 006 (11h-12h30 e 18h30-20h, fecha ao fim de semana)