Ao longo da vida, vamo-nos deparando com determinados conceitos nascidos da cultura chinesa: os doze animais do zodíaco, o calendário lunissolar, o princípio do yin e yang, as cinco substâncias básicas, os cinco elementos. A verdade é que a astrologia chinesa tem vindo a conquistar o interesse do mundo. Mas afinal como funciona?
Free yourself from the weight of negative energy. Discover a lighter path to happiness.
Learn to do it and live in abundance.
Com base na astronomia tradicional e nos calendários do Sol e da Lua, determina-se que 2019 é o Ano do Porco. A terra é o elemento associado a este ano que se rege pelo yin. Entenda de uma vez por todas a astrologia chinesa.
Índice do Artigo
O ying e yang é o conceito de dois opostos polares, representado por dois peixes, que juntos dão origem ao todo ou ao nada. A partir dele desenvolvem-se todos os elementos do universo.
O yin assume características tais como frio, calma, recetividade, passividade, escuridão, diminuição, o interior e direções “para baixo”.
Por outro lado, o yang assume propriedades como calor, movimento, atividade, vitalidade, luz, aumento, o exterior e direções “para cima”.
Tudo no universo é composto por yin e yang — cada objeto, cada ser vivo, cada estado. Um não existe sem o outro, mas tudo pode ser mais ying ou mais yang.
Assim, todas as coisas procuram por um equilíbrio, ainda que nunca exista um equilíbrio individual. Ying e yang são pares dinâmicos que se contrabalançam, de forma semelhante aos pólos positivo e negativo de um íman.
Os cinco elementos Wu Xing são madeira, fogo, terra, metal e água. Estes são vistos como forças abstratas que explicam os fenómeno do universo e aperfeiçoam o princípio de yin e yang.
O estado da Natureza divide-se em cinco fases que se associam aos cinco elementos. Ou seja, a madeira à Primavera, o fogo ao Verão, a terra ao “Verão Tardio” (estação que marca a transição entre Verão e Outono), o metal ao Outono e a água ao Inverno.
Para além dos cinco elementos, o conceito do yin e yang pode ainda aperfeiçoar-se com as cinco substâncias básicas do corpo humano: qi, xue, jing, shen e jin ye.
O calendário solar divide um ano de acordo com as fases do Sol. Esta divisão pode ser feita com base nos cinco elementos Wu Xing. Um ano de 365 dias é dividido em cinco fases de 73 dias (2 meses de 3 semanas cada, em que cada semana consiste num dia regente seguido de 12 dias). Cada fase corresponde a um elemento Wu Xing.
As fases do Sol podem também ser divididas em quatro quartos (oito estações), com meses de 3 semanas de 10 dias cada. A dez meses corresponde um ano.
Uma terceira alternativa divide um ano de 365.25 dias em 12 a 14 meses de 29.5 dias cada, dependendo do ano solar. O calendário lunar estrutura-se a partir dos astros e divide um ano de acordo com as fases da Lua.
A astrologia chinesa apoia-se no calendário lunissolar, que conjuga estes dois calendários em ciclos de 60 anos e divide um ano de 365.25 dias em 12 ou 13 meses. Estes ciclos de 60 anos foram-se a partir da interação de dois ciclos diferentes.
O primeiro é o ciclo da linha de antepassados celestiais que, conjugado com os elementos Wu Xing, divide uma semana em 10 dias. O segundo é o ciclo dos doze animais do zodíaco, no qual a cada ano corresponde um animal.
Através desta interação, a um ano é atribuído um dos elementos Wu Xing. Assim, este pode ser yin ou yang (mas nunca os dois) e um dos animais do zodíaco.