A Constelação familiar é tida como uma terapia de reconciliação. A ideia é ajudar as pessoas a resolverem conflitos no seio familiar e promover a paz no lar.
Nem sempre o convívio com as pessoas que nos são próximas é fácil. Para harmonizar desentendimentos ou relacionamentos desgastados pelo tempo, a método da Constelação familiar pode ser eficaz.
Este método ajuda a entender e a solucionar acontecimentos que possam ser os agentes da perturbação do lar, promovendo a convivência harmoniosa entre os membros.
Todas as famílias constroem um campo energético ao seu redor, no qual cada um dos membros exerce um papel fundamental. Caso surja um problema, todo o meio sentirá mudanças, resultando numa desarmonia por vezes inexplicável na nossa vida.
De forma a compreender as dinâmicas presentes no sistema familiar, a Constelação Familiar aponta as complicações ocultas no seio familiar e contribui para romper com comportamentos e condicionamentos destrutivos. O objetivo é encontrar o lugar certo de cada um, integrando conflitos e obtendo melhorias nas questões problemáticas.
Nas sessões de terapia, o paciente é levado de maneira intuitiva a conectar-se com emoções de cunho traumático. Este contacto permite-lhe uma reorientação emocional, conciliando-se com sua própria história e identidade.
O método é criado entre o paciente e o terapeuta, que estabelecem as questões difíceis ou incómodas a serem desenvolvidas.
Os atendimentos podem ser individuais ou em grupo. Em grupo, a pessoa expõe e esclarece a problemática que está a perturbar a sua vida. Para isso, o terapeuta convida participantes para representar cada um dos membros da família, simulando a situação relacionada com o problema familiar.
De acordo com a energia empregada e com a condução feita pelo responsável pela sessão, os aspetos mais importantes dos relacionamentos e as desarmonias presentes na família aparecem. A intenção é criar um movimento interno no paciente que forneça recursos suficientes para permitir a visualização da situação de diferentes perspetivas.
O objetivo final é que o paciente se sinta liberto e encontre as respostas para os seus problemas familiares.
Já no atendimento individual, a terapia é realizada apenas com a participação do interessado e do terapeuta. Este método ajuda a trabalhar mais detalhadamente as experiências traumáticas vivenciadas, evidenciando, também com maior facilidade, as influências provocadas por elas.
São as reações manifestadas pelo paciente que vão, em ambos os contextos, fornecer orientações acerca do que causou o desequilíbrio no seio familiar.
Com vista a dar resolução ao conflito, o terapeuta irá determinar a dinâmica mais adequada, de acordo com cada caso.
Experimente a terapia da constelação familiar e melhore as suas as relações familiares!