Como usar a meditação para controlar a ansiedade

meditacao para controlar a ansiedade

Não é um exagero considerar a ansiedade como o grande mal dos nossos tempos. A meditação pode ser usada para controlar os sentimentos e pensamentos negativos. Saiba como.

O transtorno de ansiedade é uma doença extremamente complexa. Os fatores que contribuem para o seu agravamento, ou mesmo para crises pontuais de ansiedade e até pânico, são de várias origens: biológicas, psicológicas, sociológicas, etc.

Felizmente, podemos contar também com mais ferramentas para aliviar sintomas e controlar o mal-estar causado. Para aprender a viver no momento, em plenitude, sem estar em constante estado de preocupação e, por conseguinte, ansiedade. Sabia que a palavra ansiedade tem origem no termo grego “anshein”, que significa sufocar ou oprimir?

Viver com ansiedade é completamente incompatível com o bem-estar pleno. Neste aspeto, o papel da meditação é extremamente importante, por ser uma poderosa ferramenta, que nos ajuda a estar em contacto com o presente.

De que forma é que a meditação ajuda a controlar a ansiedade?

A prática regular de meditação é bastante eficaz no controlo da ansiedade. Acalma a mente e ajuda-nos a estar em contacto com o presente, com as emoções e pensamentos naquele momento, tal como eles são.

Com a meditação, experienciamos o dia-a-dia de uma forma mais real. Estamos em equilíbrio com os sentimentos, alcançando uma maior estabilidade emocional. Ao mesmo tempo que não estamos a lutar contra pensamentos e emoções negativas, acabamos por controlá-los melhor.

Quando já não está completamente absorvido pelos seus medos e preocupações, quando deixa de estar obcecado com acontecimentos passados ou extremamente preocupado com o futuro, reconhece o silêncio entre cada pensamento. Neste aspeto, a meditação permite que a mente regresse ao estado natural, um silêncio e calma plenos.

Como meditar para controlar a ansiedade?

Existem bastantes recursos no que toca a canais multimédia, livros, música e outras ferramentas para meditar. Para meditar, é fundamental parar e estar consciente do estado do nosso corpo. Observar o que nos rodeia e permitir que os sons do momento, as cores e as sensações sejam absorvidas.

Estar presente no momento pode ser difícil, mas como noutras técnicas, a prática ajuda a melhorar. Vamos continuar a treinar a mente para estar focada no presente, da seguinte forma:

  • Encontre um lugar tranquilo, silencioso e limpo;
  • Respire com calma e tranquilidade;
  • Não lute contra os pensamentos que surgem;
  • Deve estar completamente concentrado na sua respiração, para começar. No ritmo e na intensidade;
  • Com o tempo vai conseguir atingir um estado de paz interior, reforçado com a prática regular.

A meditação vai ser como um “detox” para a sua mente, ao aliviar o estado de ansiedade.

Fique a par de mais conteúdos relacionados com o bem-estar, em My mystic Land.

 

Artigos sugeridos

Em destaque no My mystic land

  • Sabia que o novo ano trará desafios e obstáculos para os quais devemos estar preparados de forma a retirar o melhor do que 2023 tem para dar? A pensar em si, o My mystic land preparou doze Guias Astrais para o ajudar a entender esta nova etapa da sua vida, o ano de 2023.Saber Mais »

Olá, este artigo foi útil para si? Partilhe!

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.