Dia Mundial dos Avós: a prenda ideal para os avós de cada signo

dia dos avos

Dia 26 de julho celebra-se o Dia dos Avós em Portugal – data também celebrada no Brasil. Neste artigo, conheça as origens desta tradição e o presente ideal para os avós de cada signo. 

Ninguém pode negar o papel fundamental dos avós junto das crianças e nas famílias. Mimos, cuidados, educação, tradição. Para as crianças, os avós representam o melhor da relação que podem desenvolver com o mundo dos adultos.

“Os avós continuam a ser os guardiões das histórias da família, os elos entre o passado e o presente, criando nos mais novos um sentido de comunhão, pertença, continuidade”. Luísa Ducla Soares, in Porto Editora

Muitas vezes, o apoio dos avós é fundamental para os pais conseguirem organizar as suas agendas e fazer face às rotinas diárias das crianças. Para elas, os avós, são uma figura amorosa e fonte de memórias felizes que perduram por toda a vida.

Qual a origem do Dia dos Avós?

Ana Elisa de Couto (1926-2007), também conhecida como “Dona Aninhas”, avó de quatro netas e dois netos, natural de Penafiel, dedicou-se, a partir da década de 1980, à tentativa de oficialização de um dia de todos os avós.

A sua causa foi bem-sucedida e, o Dia Nacional dos Avós foi instituído pela Assembleia da República Portuguesa, em junho de 2003. Em Portugal e no Brasil, foi escolhida a data de 26 de julho, dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Atualmente, esta comemoração é celebrada em vários países, apesar de em datas diferentes.

Dia dos Avós pelo mundo

Como o objetivo de homenagear e demonstrar carinho e apreço a todos os avós, este dia é assinalado em vários países, em diferentes datas, nem sempre a 26 de julho:

  • Austrália: primeiro domingo de novembro
  • Canadá: 25 de outubro
  • Estados Unidos: primeiro domingo de setembro
  • Estónia: segundo domingo de outubro
  • França: Dia das Avós (primeiro domingo de março) e Dia dos Avôs (primeiro domingo de outubro)
  • Itália: 2 de outubro
  • Reino Unido: primeiro domingo de outubro

O presente ideal para os avós de cada signo

Este ano, escolha presentes de bem-estar. Mimos, abraços e beijos são essenciais. Complemente-os com prendas simples mas úteis, bem ao gosto dos avós.

Carneiro (21 de março a 19 de abril)

Reflexo da sua personalidade zodiacal, os avós deste signo são muito ligados à família e aos netos. Vê-los crescer e tornarem-se adultos independentes, observar como se desenvolvem, deixa os avós Carneiro cheios de orgulho.

Touro (20 de abril a 20 de maio)

São o porto de abrigo para os netos, em todas as fases e idades. São amorosos, muito presentes e brincalhões.

Gémeos (21 de maio a 21 de junho)

Independentes e aventureiros, incitam os netos a desenvolver toda a sua criatividade. São os parceiros ideais para partir à descoberta e para as brincadeiras.

Caranguejo (22 de junho a 22 de julho)

Os avós Caranguejo são muito orgulhosos da sua família. Para eles, o mais importante é a companhia que fazem à sua prol. Ler uma história, ouvir as aventuras de um dia de escola ou partilhar confidências. Estes avós serão sempre um porto seguro.

Leão (23 de julho a 23 de agosto)

Os leoninos são vaidosos por natureza e gostam muito de manter a sua individualidade. Em relação aos netos, partilham todas as emoções das suas vidas e respeitam a individualidade única das suas personalidades.

Virgem (23 de agosto a 23 de setembro)

Os avós Virgem gostam de tradição, método e organização. Podem ficar horas a cuidar dos netos mas as bases da educação devem vir de casa, do convívio com os pais. Fazem questão de participar em todas as atividades da vida dos netos.

Balança (23 de setembro a 22 de outubro)

Pacientes mas também temperamentais, os avós Balança podem perder a paciência quando os netos lhes desobedecem. Contudo, isto é só uma forma de expressar a preocupação com o seu bem-estar. Carinhos e presentes na vida da família, são uma excelente companhia para as crianças.

Escorpião (23 de outubro a 23 de novembro)

Possessivos, os avós Escorpião não gostam de ser deixados de fora nas questões relacionadas com a família. Para os netos, são um porto de abrigo, um bastião de segurança, pessoas com quem podem sempre contar.

Sagitário (22 de novembro a 21 de dezembro)

Divertidos e aventureiros, são aqueles avós que levam os netos a viajar para todos os lugares. Cedo, as crianças se apercebem que, apesar do espírito de liberdade, os seus avós são muito seguros de si e das regras.

Capricórnio (22 de dezembro a 19 de janeiro)

Apesar de dedicados à sua prol, os avós Capricórnio precisam de muita atenção. Para os netos, são dedicados e atenciosos. No entanto, precisam que o seu espaço seja respeitado. No Dia dos Avós, ofereça:

Aquário (20 de janeiro a 18 de fevereiro)

Amantes da liberdade, irão permitir que os seus netos se expressem de modo criativo. Dados a aventuras, partilham com as crianças as suas aventuras de vida e incentivam-nas a viver de modo pleno.

Peixes (19 de fevereiro a 20 de março)

Os avós de Peixes são muito carinhosos com as crianças. Sempre preocupados com o seu bem-estar, são capazes de longas conversas para mostrar o seu ponto de vista. Aos netos, exige-se paciência e carinho para respeitar a sensibilidade dos avós.

Aproveite o Dia dos Avós para saber mais sobre os signos do zodíaco

Loja artigos esotéricos online – My mystic land

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.