Eclipse total e lua sangrenta inauguram 2019

eclipse total

Portugal vai ter visibilidade total do primeiro grande fenómeno astronómico do ano. Fique atento e saiba de que forma um eclipse tem impacto na astrologia.

O primeiro grande evento astronómico de 2019 vai ser um eclipse lunar total, na mesma noite em que se prevê também uma super lua. Os fenómenos vão ter lugar a 21 de janeiro. Nesta data, a Lua vai estar mais próxima da Terra. Por essa razão, vai parecer-nos bem maior que o habitual.

Eclipse total acontece dia 21 de janeiro

A NASA anunciou que o eclipse será visível no lado noturno da Terra, ou seja, Américas e Europa do norte e oeste. As restantes zonas conseguirão ver a parte final deste fenómeno. Portugal está dentro do grupo de países para os quais o eclipse vai ser visível.

Contudo, para conseguir assistir ao fenómeno, vai ter de ficar acordado durante a madrugada. Durante a noite de domingo, dia 20, para segunda, dia 21, a partir das 2h35, a lua começa a entrar na penumbra. A partir das 3h30 começará a ser coberta e a ficar com a tonalidade avermelhada de “lua sangrenta”. A partir das 4h41 ficará completamente coberta.

A Lua deverá ficar completamente tapada durante cerca de uma hora, sendo que o eclipse total atinge o seu máximo por volta das 5h12 da madrugada. O fenómeno termina um pouco antes das 8 da manhã. Se as condições climatéricas o permitirem, teremos visibilidade completa.

Durante o eclipse, a lua fica normalmente vermelha porque a luz do sol atravessa a atmosfera da Terra durante o pôr e o nascer do sol, e a luz é refletida na lua.

A influência do Eclipse no dia-a-dia

Já lhe demos conta da maneira como um eclipse lunar pode afetar o momento em que está em ação. É normal existir um sentimento de tensão e de sentimentos fortes que devem ser postos em prática da melhor maneira.

Pode ser uma altura de mudança e crescimento em que o passado vingativo de raiva, rancor e mágoa está a ficar para trás. É uma excelente oportunidade para inovar e libertar-se de feridas e frustrações. Devem ser dias de silêncio e reflexão.

Os eclipses são também fenómenos extremamente espirituais. Tire o máximo partido desta relação entre a Lua e o Sol.

 

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.