O papel de cada irmão na estrutura familiar

cada irmao na estrutura familiar

De acordo com a ordem de nascimento, cada irmão desempenha um determinado papel na estrutura familiar. Perceba qual é a missão de cada um.

Ser filho único, irmão do meio, mais velho ou mais novo, carrega um simbolismo que está realmente relacionado com a ordem de nascimento. Qual será o papel de cada irmão na estrutura familiar? E relativamente aos pais e entre si?

Não é por acaso que crescemos numa determinada família, num determinado momento. Cada um de nós tem um papel a cumprir e uma missão a desempenhar. A energia da família em que nascemos, desafios, obstáculos e acontecimentos, são muito importantes para um crescimento pelo e desenvolvimento espiritual.

Qual é o papel de cada irmão na estrutura familiar?

Filho mais velho

Espiritualmente falando e do ponto de vista das energias kármicas, o filho mais velho é a alma mais forte. Mas é também aquele que carrega mais responsabilidade. A missão do filho mais velho é transformar o karma familiar em algo novo e positivo. Estes padrões são recorrentes nas famílias e cabe ao filho mais velho, futuro patriarca, fazer as mudanças positivas necessárias.

Por conseguinte, o filho mais velho é uma pessoa responsável, madura e independente. Cresce mais depressa que os outros e não hesita em assumir o comando das situações. Em casos excecionais, quando o filho mais velho não se mostra tão responsável, a sua energia continua a ser dominante. Infelizmente o filho mais velho pode vir a desenvolver problemas de auto-estima e sofre com as expetativas que outros têm de si.

Filho mais novo

O filho mais novo é quase o presente da família, aquele que transmite alegria e leveza. Tem um forte papel unificador, e é esta a sua missão. É quem tem capacidade de criar relações duradouras com os outros. Tem uma postura mais descontraída e é autónomo, apesar de evitar responsabilidades.

Esta autonomia significa que gostam de fazer as coisas à sua maneira. Tendem a afastar-se ou a contrariar o karma familiar. Tal como o irmão mais velho, também faz parte da sua missão criar uma nova energia para a família, mas de outra forma. Vêm trazer otimismo e uma nova forma de ver o mundo, embora a maturidade se desenvolva mais tarde.

Sonhos com família: o que significam?

Filho do meio

Em termos do papel de cada irmão na estrutura familiar, o filho do meio é o mais talentoso da família. É interessante verificar que tem duas valências interessantes: pode ser o que tem uma capacidade de mediação de conflitos, e ao mesmo tempo ser o mais excêntrico. Está sempre numa missão delicada, que exige cuidado e atenção.

A função do irmão do meio é, normalmente, ajudar o mais velho, com quem mantém uma forte ligação espiritual. Essa ligação pode não ser tão visível no plano físico. Os filhos do meio são excelentes diplomatas, e estão habituados a observar as coisas numa perspectiva mais ampla.

O caso do filho único

O filho único reúne características de todos. Tal como os mais velhos, assumem grande parte do karma familiar. Tal como os filhos do meio, tem uma forte ligação espiritual com os pais e restantes membros da família. Tal como os filhos mais novos, trazem alegria e leveza à família, completando a missão dos pais no mundo.

Tendem a ser resilientes e individualistas, assumindo facilmente o papel de liderança nas circunstâncias da vida. Podem atrair relacionamentos complicados, mas têm um papel unificador muito importante.

 

Artigos sugeridos

Em destaque no My mystic land

  • Sabia que o novo ano trará desafios e obstáculos para os quais devemos estar preparados de forma a retirar o melhor do que 2023 tem para dar? A pensar em si, o My mystic land preparou doze Guias Astrais para o ajudar a entender esta nova etapa da sua vida, o ano de 2023.Saber Mais »

Olá, este artigo foi útil para si? Partilhe!

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.