Os 7 melhores hábitos para fortalecer a mente

fortalecer a mente

Ter saúde, estar em boa forma física, ter uma aparência saudável. Três aspetos que têm um ponto em comum: têm como origem o fortalecimento da mente. Damos-lhe a conhecer alguns hábitos para fortalecer a mente, que deve incluir na rotina diária.

EXPEL THE BAD ENERGIES FROM YOUR LIFE!

Free yourself from the weight of negative energy. Discover a lighter path to happiness.


Learn to do it and live in abundance.

Click Here »

“Mente sã em corpo são.” Um dizer popular que não podia estar mais correto.A busca pelo bem estar, tanto físico, como espiritual, passa por hábitos que fortalecem a mente. Para estarmos bem, para cultivarmos bons hábitos, para recuperar a nossa auto-estima, há que trabalhar nos nossos pensamentos. Fique com as nossas sugestões dos 7 melhores hábitos para fortalecer a mente.

7 hábitos para fortalecer a mente

1. Praticar tai chi, yoga e exercício físico

Já não é novidade que o exercício e as reações físicas que provocam no corpo, tais como a libertação de endorfinas, são altamente benéficas. Sugerimos-lhe que reforce este aspeto com práticas e disciplinas do exercício que ligam o corpo à mente, noutra dimensão.

Por exemplo, tai chi, yoga, pilates. O desenvolvimento físico e psicológico beneficia tremendamente desta ligação espiritual. Tratam-se de exercícios de desenvolvimento pessoal e de auto-descoberta, através da compreensão das dificuldades de cada um durante a realização.

2. Meditar

Meditar pode parecer desafiante. Mas os bons resultados derivam precisamente desse esforço. Manter uma postura correta, estar relaxado, esvaziar a mente, ou não. Todos os parâmetros da meditação vão pôr-nos em contacto com o nosso eu mais profundo.

É uma das maiores perspetivas de autoconhecimento, que tem resultados muito positivos no fortalecimento da mente.

3. Ler

O poder de um bom livro é grande. No sentido de funcionar como um escape, de reforçar conhecimentos de cultura geral e, claro, de fortalecer a mente. Aproveite para completar a sua biblioteca com livros sobre espiritualidade, juntando o útil ao agradável.

4. Praticar um diálogo interno positivo

Uma técnica que requer esforço, mas que a longo prazo pode ser bastante eficaz. Está na se, dar a volta a pensamentos negativos e preconceitos. Relativamente às coisas negativas que costuma pensar sobre si, experimente transformá-las em noções positivas. Realçar qualidades positivas em si mesmo, dar a volta a pensamentos distorcidos.

O diálogo negativo que temos sobre nós próprios é uma das formas mais tóxicas de nos prejudicarmos tremendamente. Aperceba-se desse hábito e faça o possível por mudá-lo. Vai ficar surpreendido com a diferença que pode fazer por si e, por conseguinte, pela forma como comunica com e interpreta as outras pessoas.

5. Procurar atividades de cariz social

Nomeadamente, voluntariado. Contudo, qualquer tipo de grupo em que se possa incluir, com atividades saudáveis e positivas, é uma mais-valia. A solidão e estados de isolação prolongados, afetam o equilíbrio das emoções. Isto pode até ter consequências na saúde física.

Estar envolvido numa atividade, incluído num grupo, a ajudar outras pessoas, ou simplesmente a fazer o que gosta, é uma ajuda preciosa para ser uma pessoa completa, realizada e feliz.

6. Escrever

Crie o hábito de manter um diário ou caderno de pensamentos. Escrever é uma excelente terapia. Ao escrever o que estamos a pensar ou sentir, estamos a dar-lhe corpo. Assim, exteriorizamos o que sentimos, tanto o bom como o mau. Um hábito catártico, que contribui para o bem-estar mental de uma forma significativa.

7. Praticar a gratidão

Todas as noites, antes de dormir, faça uma introspecção e anote três coisas pelas quais está grato, no dia que está a terminar. Faça o esforço de fazer este exercício, mesmo quando a vontade não é muita. Vai novamente estar a reforçar e a exteriorizar o que, de outra forma, não seria tão percetível. Surpreenda-se e fortaleça a sua autoconfiança.

 

Artigos sugeridos


Olá, este artigo foi útil para si? Partilhe!

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.