Retire prazer do yoga: aprenda a respirar melhor

prazer do yoga

Está interessado em começar a praticar yoga? Está prática tem alguns princípios fundamentais, que se baseiam sobretudo um controlo da respiração.

O ARTIGO CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Goracash
 

É cada vez mais comprovado e aceite, que a respiração controlada, promovida pelo yoga, reduz o stress, aumenta o estado de alerta e melhora o sistema imunitário. Por séculos, os yogis têm vindo a aperfeiçoar técnicas de controlo da respiração, ou pranayamas, para promover a concentração e melhorar a qualidade de vida.

A respiração é tem um papel essencial na manutenção da vida. O yoga explica e desdobra esta noção, com três propósitos fundamentais: levar mais oxigénio ao sangue, controlar a energia vital e dominar mente e emoções.

6 destinos para relaxar e refletir

Como retirar prazer do yoga? Controlando a respiração

Podemos mudar conscientemente, a maneira como respiramos? E daí, é possível retirar prazer e benefícios do yoga?

Um determinado estado de espírito reflete-se francamente na respiração. Em períodos de repouso e bem-estar, esta tende a ser mais suave. Em momentos de tensão, ansiedade ou irritação, mas rápida e superficial.

Ora, assim, como o estado mental afeta a respiração, esta inevitavelmente afeta também a mente. Por isso, no yoga utiliza-se a respiração como porta de entrada nos estados meditativos de controlo de ondas mentais.

Especialistas da psiquiatria e psicologia já teorizaram, cientificamente falando, a maneira como a respiração controlada pode ser uma cura para estados de ansiedade, como pode ajudar a controlar a resposta do sistema nervoso.

Começar a praticar yoga tem um vantajosos benefício neste sentido: o mecanismo respiratório torna-se consciente, e os praticantes aprendem a utilizar toda a capacidade pulmonar. A inspiração deve ocorrer de forma profunda, para oxigenar o corpo. A expiração deve ser prolongada, para permitir a libertação de dióxido de carbono e um relaxamento mais eficaz.

Exercícios respiratórios base no yoga

Os dois exercícios base do yoga, desenvolvidos após a reaprendizagem respiratória, são o Kapalabhati (expiração brusca) e o Anuloma Viloma (respiração alternada).

As respirações vigorosas e intensas do primeiro, permitem expulsar ar residual, purificando o aparelho respiratório. Com o Anuloma Viloma, a respiração é feita, alternadamente, por cada cada narina, algo que equilibra o cérebro.

A prática destes dois exercícios contribuem para retirar prazer do yoga. Existem outras técnicas de respiração, que só deverão ser praticadas após algum tempo de treino. Contudo, este poderá ser um bom aperitivo, para começar.

Saiba como respirar melhor!

Artigos sugeridos


Olá, este artigo foi útil para si? Partilhe!

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.