Falar de renascimento espiritual, tal como o nome sugere, significa “nascer de novo”. Uma nova oportunidade para fazer diferente. Procurar a renovação pessoal. Corrigir atitudes e afastar pensamentos que não nos fazem felizes, substituindo-os por outros que melhoram o nosso bem-estar e amor próprio.
Gostar de si. Valorizar-se. Acreditar nas suas capacidades atuais e no poder que tem em si para mudar. Ter fé e esperança. Estes são alguns valores que o vão ajudar a renascer. A encontrar um novo Eu.
Para além das dificuldades, se amar a pessoa que é e se se incentivar sempre a avançar, rapidamente chegará a um novo nível de realização pessoal e renovação espiritual.
Como podemos ultrapassar fases menos positivas e procurar um novo bem-estar espiritual? Por vezes, mudar pequenos detalhes da nossa vida podem fazer a diferença.
Antes de mais, ouça os seus sentimentos. Escute com atenção o que lhe diz o seu coração. A relação que está a viver deixa-o feliz? Está insatisfeito com o emprego ao ponto de lhe custar levantar de manhã para trabalhar? Sente que os seus amigos se estão a afastar porque não tem tempo para eles?
Os seus objetivos e o seu projeto de vida estão bem definidos e claros na sua cabeça? Dá prioridade ao que o faz feliz ou, simplesmente, deixa-se levar pelos acontecimentos e pela rotina? Pela indiferença.
Quando não nos sentimos bem com a nossa vida, quando o que fazemos deixa de nos dar prazer e satisfação, é natural que a nossa auto-estima diminua. Mudar a estrutura de pensamento e pensar bem nas nossas opções de vida fazem parte do renascimento espiritual.
Para definirmos um novo caminho, precisamos de saber para onde queremos ir. Independentemente do tempo ou das dificuldades, a meta está lá, à nossa espera. É o nosso foco. O motivo pelo qual lutamos todos os dias e tentamos superar os nosso medos e receios.
Procura harmonia nas relações? Comece por mudar a energia da sua casa
1. Quando pedir a opinião a outra pessoa, ouça o que ela tem para lhe dizer. Isso não quer dizer que vá seguir o seu conselho ou que concorde com a sua opinião. Mas, por vezes, pode ficar surpreendido e passar a ver a questão que o preocupa de outra forma.
2. Não se isole. Mesmo que não tenha vontade de conviver ou de estar com outras pessoas, faça esse esforço. Estar com outras pessoas, partilhar emoções e experiências vão ajudá-lo a sentir-se melhor.
3. Não tenha receio de pedir ajuda. A amigos próximos, familiares ou a um especialista. É importante que partilhe os seus sentimentos e que converse com pessoas em quem confia e que o podem ajudar a ultrapassar (ou a compreender) os problemas e, assim, encontrar soluções.
4. Tire algum tempo para si. Para descansar. Para meditar. Para ler um livro ou por a sua série preferida em dia. No fundo, para fazer o que lhe dá prazer. Para pensar nas suas necessidades e arrumar as ideias.
5. Pratique a gratidão. Pela sua vida. Pela sua família. Pelas suas conquistas. Valorize o quem tem. Não alimente pensamentos negativos.
6. Aceite-se por inteiro. Com virtudes e defeitos. Assim, todos temos características das quais não nos orgulhamos, mas não é isso que nos define como pessoa. Se acha que precisa de mudar, aproveite os seus momentos de pausa para pensar nos seus comportamentos e como os pode mudar.
7. Partilhe o seu afeto. Não tenha vergonha de manifestar os seus sentimentos. Sorria. Deixe que a felicidade ocupe a sua alma e o seu coração. Seja simpático e prestável. Todo o bem que fizer, irá voltar para si.
8. Aprecie as coisas simples da vida. Um sorriso. O por do sol. A brisa agradável no seu rosto. O cheiro salgado do amor. Feche os olhos. Deixe-se levar pelo momento.
O seu renascimento espiritual depende apenas de si. Da sua força de vontade para avançar e ser feliz. Por que não aceitar o desafio e começar já hoje?