O que significa ter sonhos repetidos? Como interpretar a mensagem de cada sonho? Já lhe aconteceu sonhar várias vezes com a mesma situação, pessoas ou objetos? Os sonhos eram exatamente iguais entre si? Recorda-se de todos os pormenores ou tem apenas uma vaga ideia quando acorda?
A interpretação dos sonhos faz-se separando cada elemento e analisando o seu significado separadamente. Outra forma de interpretação, é lembrar o que aconteceu e tentar perceber se a situação se enquadra em alguma situação da vida real.
Há alguma questão que o anda a incomodar? Alguma decisão importante que tem de tomar, mas não consegue decidir? Uma pessoa importante para si voltou a reaparecer na sua vida?
As inquietações do dia-a-dia podem perturbar o seu sono e aparecer em forma de sonho. Por vezes, o sonho é consciente. Sem saber muito porquê, temos a sensação que participamos ativamente no desenrolar da ação no sonho.
Outras vezes, acordamos só com algumas imagens soltas, sem conseguirmos fazer a relação entre si. Mas, também pode acontecer, lembrarmo-nos do sonho completo logo ao acordar para, logo depois, nos esquecermos de grande parte do que sonhamos.
Índice do Artigo
Sonhar várias vezes com a mesma coisa pode ser um alerta, um sinal do seu subconsciente para algum pormenor importante. Que exigem a sua atenção. Nesse sentido, é importante tentar compreender se algum elemento do sonho faz parte da sua realidade e tentar deduzir algum tipo de mensagem a partir dai.
A maior parte dos sonhos repetidos tem uma função de alerta. O que acontece nos sonhos, não significa que vá acontecer na realidade. Por isso, não se deixe assustar por sonhos mais negativos.
Podem ser até um sinal importante. Um aviso de que alguma coisa o perturba e que não lhe está a dar a atenção suficiente. Ou uma situação mal resolvida que deve encarar. Ou uma decisão que tem mesmo de ser tomada, mesmo que isso lhe custe algum tempo de reflexão e sacrifício.
Na maior parte dos casos, quando a situação de ansiedade é resolvida, os sonhos repetidos param. O seu subconsciente fica tranquilo e a sua função de alerta baixa a guarda.
Por isso é tão importante encarar as situações no momento certo. Tomar as decisões que se impõe e que atrapalham o seu equilíbrio emocional.
Se estiver bem, tranquilo, se conseguir resolver todas as situações que lhe causam ansiedade, a sua mente está tranquila.
Encare os sonhos recorrentes como um mecanismo de defesa da sua mente. É um alerta muito pessoal que lhe está a dizer que está em sofrimento. Que deve tomar alguma ação.
Por vezes, no dia-a-dia agitado e cheio de compromissos, podemos nem nos dar conta de que algum aspeto da nossa vida precisa de mais atenção. Os sonhos repetidos podem ser esse alerta. Uma forma de a sua mente lhe dizer que precisa de ter mais atenção a um detalhe específico.
1. Faça um diário dos seus sonhos. Logo ao acordar, registe o que se lembra. As imagens, as situações, as pessoas, as sensações. Registe tudo, mesmo que, à primeira vista, pareça não fazer qualquer sentido.
2. Ao longo do tempo, olhe com atenção para o que sonhou e para as situações na sua vida que o preocupam. Existe alguma relação? Há alguma coisa que precise da sua atenção? Alguma decisão que está a evitar tomar? Alguma pessoa/situação que lhe faz mal e que continua na sua vida?
3. Pense, reflita e tome decisões que promovam a sua felicidade. Não veja nos sonhos mais do que um possível alerta. Não sofra por antecipação. Se necessário, procure ajuda de um profissional especializado que lhe dará o acompanhamento necessário para recuperar o seu equilíbrio psicológico e emocional.