O Natal e o Ano Novo são datas importantes que servem para renovarmos energias e dedicarmo-nos mais ao outro. Mesmo sem existir uma interação natural com a espiritualidade, este deve ser um período dedicado à reflexão, um tempo de mudanças e de ajustes.
Cada viagem espiritual é única na experiência de vida de cada um. Independentemente das nossas crenças pessoais, o Natal presta-se ao crescimento espiritual e ao desenvolvimento da natureza do significado desta celebração.
Para isso é necessário reservar um tempo para podermos reformular as nossas crenças, as nossas emoções e mentalidades. Para aproveitar esse tempo, partilhamos consigo cinco sugestões espirituais para se sentir mais feliz e completo neste Natal!
Índice do Artigo
Que tal aproveitar os momentos livres para cultivar mais a sua vida espiritual no ambiente familiar? Saia de casa em família e desfrutem juntos do melhor que a época tem para oferecer. E não estamos a falar de compras em centros comerciais. Leve a alegria natalícia do seu lar até às entidades assistenciais, por exemplo, viste asilos, encontre-se com amigos, visite presépios e outras mostras de natal.
Outra opção é juntar a sua família em oração, para que juntos possam estar em paz e harmonia, a comemorar esta festa tão importante.
Ajudar quem mais precisa é um dos gestos mais nobres da época natalícia e uma excelente oportunidade para nos mentalizarmos de que mais importante do que receber, é dar.
Doar a roupa e calçado que já não usa, visitar uma pessoa doente, partilhar uma palavra amiga, visitar um familiar distante… São várias as pequenas ações que pode realizar e, assim, tornar a vida de alguém um pouco melhor.
Lembre-se que ajudar o próximo é também uma forma de realização pessoal.
Muitas pessoas estão sedentas de algum género de alimento espiritual, especialmente nesta altura do ano, e a leitura pode ser uma delas.
Dedique algum do seu tempo à leitura espiritual. Desde as novidades que estão a sair nas mais recentes livrarias, até aos mais antigos contos de Natal, passando pelas múltiplas propostas cada vez mais presentes na Internet, são muitas as opções que tem ao seu dispor e, certamente, ao seu gosto.
Além da leitura, há também a possibilidade de juntar um grupo com duas, três ou mais pessoas para refletir e meditar um pouco acerca desta época.
As nossas experiências sensoriais influenciem as nossas energias e a forma como nos sentimos. Cheiros, sinos, flores, incluindo ramos e motivos naturais… Decore os seus espaços e deixe-se contagiar pela magia espiritual desta época.
Não é preciso engavetar a música de Natal até ao pôr-do-sol de 24 de dezembro – até porque a rádio, a televisão, e até as ruas das cidades já as impõem naturalmente nos nossos ouvidos. Todavia, há muitas melodias que a podem fazer entrar numa sintonia mais próxima com a espiritualidade desta época.
Permita-se deixar o seu final de ano mais leve, procure o bem-estar e esteja pronto para recomeçar!