6 terapias alternativas para diminuir stress e ansiedade

terapias alternativas

Muitas vezes, a cura ou o tratamento para problemas do foro mental, está nas terapias alternativas. Métodos terapêuticos que podem dar uma ajuda preciosa no alívio de sintomas de stress e ansiedade.

Sabe o que é uma terapia alternativa? É um método terapêutico focado no indivíduo de forma global. Ou seja, nada é analisado separadamente. As dimensões física, mental, emocional, espiritual e o meio ambiente em que o indivíduo se encontra, são um todo.

Existem várias terapias alternativas, que podem servir diferentes propósitos. Neste artigo, damos a conhecer algumas terapêuticas que são especialmente úteis no alívio do stress e ansiedade, atualmente doenças diagnosticadas, também pela medicina tradicional.

Terapias alternativas para diminuir o stress e ansiedade

1. Aromaterapia

A aromaterapia consiste no uso de óleos essenciais, que provêm de flores, frutos, raízes e outros para provocar uma resposta no nosso organismo. O aroma do óleo pode ser transmitido de diversas formas. Através de difusão, inalação direta, compressas, usado em massagens, etc.

Cada aroma tem um efeito diferente. A lavanda, por exemplo, é excelente para combater a insónia, a ansiedade e a depressão.

A aromaterapia segundo cada signo

2. Meditação e yoga

A prática de yoga, associada à meditação, ajuda a acalmar a mente, relaxar o corpo, melhorar o sono, aliviando o stress e ansiedade. Muito por causa de técnicas de respiração, que bem aplicadas, funcionam com uma técnica de relaxamento, bastante eficaz. Um processo que é complementado pela ligação aos nossos pensamentos e emoções, que a meditação permite.

3. Homeopatia

A homeopatia é uma das terapias alternativas reconhecida pela Organização Mundial de Saúde. O princípio base da homeopatia é a utilização das substâncias que causam as doenças, no seu tratamento.

Utilizam-se medicamentos diluídos e dinamizados no tratamento do indivíduo. As substâncias são bem diluídas em água, até que fique uma quantidade que seja o suficiente para aliviar esses sinais, em vez de os intensificar. A homeopatia engloba mais de 2 mil tipos de “medicamentos”, que podem ser extraídos de fonte vegetal, mineral ou animal.

4. Acupuntura

A acupuntura funciona como uma estimulação em pontos específicos do corpo, através de agulhas. É também uma técnica reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, para o tratamento de depressão, dor crónica, náuseas e fibromialgia. E estes são apenas alguns exemplos.

O sentido, a profundidade, o tempo e a forma de estimulação variam de acordo com cada tratamento.

5. Cromoterapia

A cromoterapia é uma das terapias alternativas mais interessantes. A sua prática é registada desde tempos ancestrais, para ajudar a equilibrar as energias do corpo e, assim, promover a cura e o equilíbrio mental. Segundo a cromoterapia, o poder das cores provém das diferentes vibrações associadas a cada uma delas e à forma como se sintonizam com os diferentes chakras do nosso corpo.

Se entrarmos num quarto branco, as sensações serão certamente diferentes das que sentimos quando estamos rodeados por um ambiente onde os tons vivos prevalecem.Por exemplo, o verde e o azul são boas opções para noites mais tranquilas e repouso do corpo e da mente. O vermelho, pela sua vitalidade e força, afasta a depressão.

Cromoterapia: use o poder terapêutico das cores a seu favor

6. Hipnoterapia

A hipnoterapia ganha cada vez mais adeptos, por ser uma forma eficaz de tratar fobias, traumas ou vícios. O segredo da hipnose está na procura pela causa de determinado problema.

Através de técnicas de hipnose, o paciente entra em um estado mental de atenção focada e consciência periférica reduzida. Desta forma, aumenta-se sua susceptibilidade à sugestão, permitindo a incorporação de novos comportamentos e hábitos.

 

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.