O conceito de espiritualidade é usado em vários contextos, mas nem toda a gente a vive em pleno. Descubra quais são os perigos de viver sem espiritualidade.
A espiritualidade não está limitada a uma religião, crença ou doutrina. A espiritualidade está totalmente interligada com o autoconhecimento que fazemos de nós mesmos.
Este ganho de consciência interna é um excelente exercício, útil para começar a entrar num estado de desenvolvimento pessoal, a vários níveis. Contudo, há quem não queira desenvolver esta dimensão da vida. Damos-lhe a conhecer os perigos de viver sem espiritualidade.
Índice do Artigo
Quando damos as boas-vindas à espiritualidade na nossa vida, estamos a viver a experiência humana em pleno. Estamos a viver em todas as dimensões da nossa personalidade, a conhecermo-nos completamente.
Sem a vontade de a ter presente nas nossas vidas, surgem alguns problemas, que geram sentimentos negativos e tóxicos, que em nada contribuem para uma vida feliz e realizada. Podemos identificar três situações que advêm desta falta de vida espiritual.
Sentimentos de ciúme, inveja e uma constante preocupação e desconfiança, perante hipotéticas traições de companheiros, ou familiares, são resultado de quem vive sem espiritualidade. Desenvolvem-se sentimentos negativos, perde-se a confiança em quem amamos e no próprio universo.
Acordar, comer, trabalhar,comer, dormir… Uma rotina partilhada por todos, vivida de forma diferente por cada um. A espiritualidade também pode ser útil no sentido de vivenciar o dia-a-dia de forma diferente, de dar um sentido às tarefas que estamos a cumprir, de sentirmos gratidão, de valorizar o que conseguimos, todos os dias.
Aquele sentimento de vazio, como se a nossa vida nada valesse. Um mal de chega de forma silenciosa e sem avisar. O vazio em que se pode encontrar a nossa alma é algo extremamente perigoso. A existência passa a ser algo mecânico, sem motivação. A espiritualidade é uma ajuda no sentido de ter consciência e vontade de combater o vazio da alma.
Aprenda a desenvolver a sua espiritualidade connosco.