Muitas vezes falta-nos ter a palavra certa. Acumulam-se os momentos em que temos algo para dizer, mas não conseguimos. Por falta de coragem ou, simplesmente, porque não conseguimos encontrar as palavras certas para dizer naquela altura. Ou, ainda, porque ambicionamos uma assertividade que nunca conseguimos ter. Andamos a deambular entre o que queremos dizer e o que, de facto, dizemos numa odisseia que teima em não acabar.
A forma como nos expressamos, a originalidade e a verdade naquilo que dizemos, a comunicação que fazemos diariamente connosco e com os outros. Tudo isto, está relacionado com o chakra da garganta.
De tom azul, este é o Chakra que nos permite alcançar a sabedoria. O Chakra da garganta é o ponto de ligação entre a mente e o coração. Energicamente, representa a verdade, a originalidade e a capacidade de nos exprimirmos.
A lição fundamental do Chakra da garganta consiste em aprender a assumir a responsabilidade pelas nossas necessidades de auto-expressão. A capacidade de exprimir as nossas crenças sem dissimulação, nem medo da opinião e censura dos outros.
Não chega ter consciência daquilo em que acreditamos e do que precisamos para nos exprimirmos de forma verdadeira. É imprescindível, desenvolver a confiança e a força de vontade que nos permitem ser honestos e assertivos connosco próprios e com os outros, assumindo essas crenças, perante nós e os outros, uma vez que são elas que nos definem e, por isso, se os outros rejeitarem essas crenças ou opiniões que exprimem a nossa verdadeira forma de ser, também não nos aceitam a nós.
O Chakra da garganta e o seu equilíbrio repercute-se na saúde mental de cada um de nós. Não apenas através das palavras, mas por ações e omissões já que isso representa um bloqueio e pode prejudicar a sua saúde a vários níveis.
Por isso, diga e expresse regularmente o que sente. Sejamos fieis a nós mesmos e honestos, sem medo de assumir as nossas responsabilidades.
Ontem, hoje e amanhã.