As emoções podem sentir-se de diversas maneiras e ajudam-nos a entender características da nossa personalidade, a viver em sociedade e a adaptar-nos a diversas situações.
Por vezes, os problemas, a correria do dia-a-dia, o stress podem fazer com que as emoções fujam do nosso controle. Por isso, é muito importante termos inteligência emocional para controlar as nossa emoções e pensamentos.
Os pensamentos, também, são muito importantes porque sem querermos podem criar uma bola de neve, provocando um desgaste emocional.
Controlar as nossas emoções nem sempre é fácil. Requer tomarmos uma atitude e decidir, realmente, mudar. É como ganhar uma nova competência ou hábito, requer dedicação e concentração.
Mas como podemos controlar as nossas emoções?
Índice do Artigo
Para controlar as emoções, é preciso entender como funciona o seu pensamento e quais são os momentos em que sente que está atingir o limite. Sem ter a noção do momento em que surgem estes sentimentos, é complicado refletir e trabalhar nas suas emoções.
Quando esteja a avaliar os seus sentimentos é necessário que pergunte: porque é que estou a sentir-me assim? É importante que reflita sobre o que está a sentir, quais são as situações que levam a que se sinta assim. A sua mente irá procurar pela resposta.
Às vezes, pode ser que precise de mudar a forma como pensa acerca de uma situação em particular. As emoções e pensamentos estão interligados. Se está a sentir-se mal e se pensar negativo, é mais difícil lidar com os imprevistos ou problemas. Compreender as situações com clareza, levam a que tenha mais calma.
Esta é a parte mais difícil, requer um esforço constante e disciplina. Com certeza, conhece pessoas que ficam stressadas com qualquer coisa. Isto acontece porque a sua mente já se habituou a ter essa reação, fazendo com que seja automático reagir dessa forma. Por isso, é muito importante ter consciência do que sente e porque, assim, vai poder saber como agir e escolher ter outra atitude.
Controlar as nossas emoções não é algo que se mude de dia para a noite, mas o poder da mente é incrível e permite construir uma vida consciente e à nossa maneira. Procure a força que tem dentro de si, pense positivo e estabeleça metas e objetivos para a sua vida e emoções.
Escolha como quer viver!