Como lidar com familiares tóxicos?

familiares toxicos

Tem a felicidade e bem-estar espirituais, como prioridade na sua vida? É muitas vezes necessário conviver com pessoas próximas que têm comportamentos danosos. Perceba como lidar com familiares tóxicos.

São as pessoas mais próximas de nós, que são capazes de nos afetar mais. É difícil lidar com um certo tipo de pessoas. Dificuldade acrescida quando relacionamos o facto de serem pessoas da nossa própria família. Damos-lhe algumas dicas para melhor lidar com estas situações, potencialmente malignas, e que transportam sentimentos de inveja e rancor.

Lidar com familiares tóxicos em 4 etapas

1. Perdoar

Perdoar passar por uma abertura de espírito que pode ser difícil de manobrar. Sobretudo quando estamos perante pessoas que primam por manter uma atitude desagradável. Lembre-se que estes familiares tóxicos são pessoas profundamente infelizes. E que, infelizmente, se sentem melhor quando incluem outros neste tipo de comportamento.

Para o bem-estar espiritual, o perdão é fundamental. Deve ser sincero e aberto. Pode não “curar” o seu familiar, mas este pequeno ato vai livrá-lo de sentimentos e energias negativas.

2. Comunicar

A comunicação é tudo nas relações. Seja qual for a origem da mesma, ou as intenções das pessoas envolvidas. O padrão de comunicação com familiares tóxicos, tem de encontrar um ponto de equilíbrio entre a defesa e a aproximação. Mantenha a calma para tentar apontar os erros dessas pessoas e ignore as palavras que lhe fazem mal. Seja emocionalmente forte no tipo de comunicação que pretende manter.

3. Proteger

Saiba combater os efeitos negativos, de projeção de sentimentos que um familiar tóxico pode deixar ficar. Especialmente se estamos a incluir uma possível convivência com crianças. Não se intoxique e mantenha-se afastado se não puder ou não estiver disposto a ajudar.

4. Ultrapassar

Lembre-se que a energia negativa que essa pessoa transporta não acrescenta nada de positivo à sua vida. Perceba que, a partir do momento em que decide perdoar, está a entrar neste caminho de proteção. Tire a lição necessária desta situação e siga com a sua vida, sem esta presença espiritual negativa.

Na loja My mystic land, oferecemos-lhe a oportunidade de fazer um ritual de proteção familiar. Não deixe de consultar.

 

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Descubra o seu signo Chinês