A Idade Astral é a idade que todos trazemos quando nascemos. Ou seja, é a idade que temos quando damos entrada na vida. Ao nascer, trazemos uma bagagem vital distinta de todas as outras pessoas e que influencia o modo como encaramos e nos posicionamos perante os acontecimentos que vivemos.
A idade astral é entendida pelos astrólogos como um dado oculto que faz parte da natureza humana. Por ser uma característica única de cada individuo, esta idade explica por que pessoas que nascem com o mesmo mapa astral têm destinos tão distintos.
A nossa idade astral é marcada pelas nossas reencarnações na Terra e, portanto, reflete diferentes missões a cumprir. Desta forma, quando nascemos, somos portadores de uma bagagem vital bem específica cujas cargas disparam os fatores de crescimento. Sensibilidade, maturidade, capacidade mental, sabedoria, nível de aprendizagem e compreensão são alguns dos aspetos inatos que constituem essa bagagem vital.
À idade astral juntam-se todas as circunstâncias da vida (positivas ou negativas) e que influenciarão as principais características da personalidade, opções e batalhas de cada um.
As pessoas com uma elevada idade astral são emocionalmente mais sábias e maduras. Por isso, são mais flexíveis para lidar com a inflexibilidade dos outros. Aprendem também com os problemas em vez de se deixarem intimidar por eles. Enfrentam as dificuldades com mais segurança e nada é suficientemente difícil para as impedir de progredir.
Mesmo que a pessoa nasça num ambiente hostil, mesmo que não tenha apoio, se a pessoa nascer com uma força vital elevada ultrapassará todos os entraves, e sairá vencedora.