Já pensou no poder que os aromas têm no nosso dia-a-dia? Um bom aroma pode determinar a vontade de comer, a nossa predisposição relativamente a alguém que acabamos de conhecer, o nosso humor e bem-estar.
Hoje, vamos falar da forma como os aromas podem contribuir para a cura de alguns problemas de saúde. Sim, leu bem! Há aromas que, de facto, têm o poder da cura.
A aromaterapia é praticada há milhares de anos. Tal como o próprio nome indica, é uma terapia que cura através de aromas 100% naturais, extraídos de flores, raízes, folhas, sementes, ervas, madeiras e resinas, e transformados em óleos essenciais que são usadas no tratamento de doenças físicas e psicológicas.
Os aromas podem despertar em nós uma serie de emoções o que só vem comprovar que o poder de cheirar é extremamente potente.
Um certo aroma pode trazer-nos memórias de infância bem guardadas ou o cheiro de determinado alimento pode abrir o apetite a uns ou provocar náuseas a outros. Quando inalamos o cheiro de óleos essenciais, as nossas células olfativas são estimuladas. Esse impulso é encaminhado para o lado mais emocional do nosso cérebro, ligado à memória, á respiração, à circulação sanguínea e às hormonas.
Na aromaterapia, as propriedades, a fragrância e os efeitos dos óleos essenciais estimulam estes diferentes sistemas.
Da mesma forma que a ligação estreita entre o olfato e o cérebro desencadeia um efeito indireto no sistema imunitário, que potencia a capacidade do corpo se sarar a si próprio.
Se pensarmos bem, podemos concluir que a aromaterapia é uma forma de Auto cura. Uma vez que incentiva o equilíbrio interno do organismo, mas também se manifesta ao nível físico uma vez que os óleos essenciais são conhecidos pelas suas poderosas ações revigorantes.
Ainda mais interessante é que estes óleos essenciais podem ajudar-nos em momentos mais difíceis da nossa vida. Funcionam como um antidepressivo potente pois ajudam a acalmar e a aliviar estados de nervosismo, tristeza, pânico e ansiedade. Sabemos, também, que estes óleos aumentam os níveis de autoestima e confiança de cada um.
Desafiamos a que experimente esta terapia alternativa, totalmente indolor e não evasiva. Certamente vai valer a pena.