O ritmo em que vivemos diariamente é, por vezes, tão acelerado que esquecemos-nos de cuidar de nós. Já ouviu falar no poder dos hábitos saudáveis?
A dissociação da saúde física e da mental não é possível: encontram-se interligadas e os sinais que vamos recebendo do nosso corpo e mente são precisamente isso: sinais de alerta para que consigamos prevenir problemas no futuro. São chamadas de atenção a uma prática que começa a tornar-se mais comum: a arte de cuidar do nosso corpo e alma.
Todos esse cuidados podem partir da adoção de simples hábitos na nossa rotina diária.
Índice do Artigo
Existem pequenas rotinas que podemos criar que contribuem bastante para o nosso bem-estar e equilíbrio diário. Conheça aqui 6 hábitos saudáveis a adotar:
Um dos muitos hábitos saudáveis que pode adotar passa pela mudança na alimentação.
Alguns estudos realizados comprovam que a alimentação é um fator que em muito está relacionado com o bem-estar e saúde mental. Algumas regras alimentares simples que visem deixar o cérebro mais saudável, como por exemplo, dar prioridade a uns ingredientes em detrimento de outros.
Mudar as quantidades daquilo que ingere e beber mais água. Estas são apenas algumas das coisas que podem contribuir para um maior equilíbrio.
Adotar 30 a 60 minutos de exercício físico, idealmente, diário pode mudar drasticamente a sua qualidade de vida, de sono e de bem-estar. Seja através de uma caminhada, de uma corrida, andar de bicicleta, ter uma aula de CrossFit ou qualquer outra atividade. A palavra-chave deverá ser: movimento.
Incluir uma destas três atividades como prática rotineira pode, de igual modo, ser uma estratégia para manter o nosso bem-estar. Se a tranquilidade é algo que não sente frequentemente na sua vida, então este é mesmo um hábito urgente a adotar. Manter-se em paz é fundamental se quiser preservar a sua saúde mental.
Não torça já a cara quando ler a palavra água. Poderá até ser um chá. O recomendado é que beba, pelo menos, 1,5l de água diário. Outra boa opção poderá ser também beber águas aromatizadas com limão, laranja, frutos vermelhos ou até mesmo com uma folha de manjericão – verá que a água nem vai ter o mesmo sabor e será muito mais fácil beber na quantidade recomendada.
Não, não para sempre. Não estamos sequer a sugerir um detox digital. Apenas que, nas duas horas antes de se deitar, tente evitar a televisão, o computador … até mesmo o tablet. Aproveite para beber um chá e colocar a leitura em dia. A qualidade do seu sono agradecerá.
Parece simples, correto? No entanto, a maioria das pessoas não dorme as horas recomendadas por noite. Existe uma regra que diz que o tempo que demora a adormecer, a partir do momento em que se deita, dita se estará a dormir o suficiente ou não. Quanto menos tempo demorar a adormecer, a regra dita que necessita de aumentar os seus minutos de sono.
O corpo, como templo sagrado da espécie humana, tem que ser estimado regularmente. Incluir o exercício físico no seu dia-a-dia torna-se imprescindível. Quando o tempo começa a escassear, a tendência é cortar imediatamente com esta prática e isso não devia acontecer.
Este é um hábito que não deve mesmo abandonar. Não só porque ajuda a reduzir os níveis de stress como, também, porque contribui para o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue. Comece hoje a exercitar o seu corpo e a sua mente irá, certamente, agradecer.
Nunca é tarde para começar a investir o seu tempo, em si e na sua saúde. Crie uma nova versão de si mesmo: mais tranquila, mais forte a nível físico e mental, com melhor condição física – com melhor qualidade de vida.
Na sua rotina já consta pelo menos um destes hábitos? Partilhe connosco aquilo que já partilha consigo.