A Ayurveda é um sistema milenar Hindu de medicina tradicional indiana. Trata-se da ciência da vida e de um sistema holístico de cura e de manutenção da saúde. É totalmente espiritual e o corpo e a mente são ambos avaliados.
A Ayurveda centra-se no princípio em que o Homem é uma miniatura da Natureza. Defende que tudo o que está presente na Natureza está também presente no Homem. Tudo o que existe no Universo é constituído por cinco elementos: éter, ar, fogo, água e terra. Se estes elementos estiverem equilibrados, tanto o Universo como o Homem estão igualmente equilibrados.
Na Ayurveda considera-se que os alimentos afetam bastante a mente e o corpo. Se entender como deve preparar os alimentos que ingere, então já é meio caminho andado para conseguir a cura do seu organismo.
Os alimentos são constituídos pelos mesmos cinco elementos que formam o Homem e o Universo. O seu poder de cura, e de manutenção da saúde manifesta-se quando são consumidos em completa coordenação com a condição própria de cada indivíduo.
Este sistema ensina como comer bem e apostar em alimentos saudáveis. Estes alimentos são sempre frescos, da época, cozinhados de forma apropriada e geralmente vegetarianos sem especiarias ou óleo a mais.
Na nutrição Ayurvédica procurasse a regularização da absorção, assimilação e eliminação dos produtos de provocam dificuldades digestivas. Corrige, também, desequilíbrios que possam existir no organismo. Escolhe, igualmente, os alimentos mais adequados à constituição individual.
Podemos concluir, então, que a Ayurveda olha para o indivíduo como um todo: alma, mente e corpo. Cada um destes elementos tem impacto no outro. Ao cozinhar de acordo com as regras desta medicina, é necessário ter atenção aos verdadeiros efeitos que os alimentos exercem no nosso organismo.