Na sua forma mais simplista, o Shiatsu pode traduzir-se como “pressão do dedo”. Estamos a falar de umas massagem que nasceu no Japão e que incorpora técnicas de ANMA, uma massagem tradicional japonesa. Incorpora também acupressão, que são estímulos de pontos nos meridianos anatómicos.
O Shitasu (lê-se xi-á-tissu) também é conhecido e chamado de “massagem oriental”, contudo é importante lembrar que esta prática é muito mais do que uma massagem.
A primeira grande diferença prende-se com o facto de que numa massagem pode-se resolver algo específico. Por outro lado, no Shiatsu o terapeuta atende o cliente analisando todo o contexto da sua vida, seja pela análise da sua rotina, alimentação e estilo de vida.
Shiatsu é uma palavra japonesa onde “Shi” significa dedos e “Atsu” pressão, ou seja, esta prática significa pressão com os dedos. Contudo, o terapeuta não utiliza apenas os seus dedos. Utiliza também os cotovelos, joelhos e mãos para realizar na totalidade esta prática.
Com origem na medicina tradicional Chinesa, o Shiatsu faz parte da medicina oriental. Neste tipo de medicina acredita-se que uma doença acontece quando existe um desequilíbrio nos canais de energia da pessoa, sejam eles causados pelo stress, pela má alimentação, pelo sedentarismo entre muitos outros fatores. Esta energia é chama de “ki” em japonês, também conhecida como “Chi” em chinês e “Prana” em indiano.
Esta terapia tem a capacidade de estimular estes pontos de energia fazendo com que o próprio corpo ative a circulação do “ki”, promovendo dessa forma o bem-estar. O Shitasu é capaz de promover grande benefícios pata o nosso corpo dos quais se destacam o alivio de tensões, dores de cabeça, dores musculares. Ajuda também a ativar a circulação sanguínea e dos vasos linfáticos. Promove a sensação de bem- estar e ajuda na prevenção de doenças.
Este tipo de massagem mais completa conta com bastantes praticantes. Contudo, existem algumas contradições. Mulheres que estejam grávidas não devem praticar, pessoas que sofram de cancro também não o devem fazer. Tudo o que sejam edemas, fraturas e varizes também devem esperar pela recuperação antes de experimentar o Shitasu.
Tirando as poucas contradições, o Shiatsu é umas técnicas mais conhecidas e aplicadas no Ocidente, porém, para garantir a qualidade do tratamento, torna-se fundamental procurar um profissional habilitado em técnicas de medicina oriental.