Quer saber mais sobre o feng shui e aplicá-lo na sua casa? Damos 10 passos para iniciantes no Feng Shui, para que possa tirar o melhor partido desta arte milenar.
Muitas pessoas querem aplicar os princípios do feng shui na sua casa, mas não sabem por onde começar. A base do feng shui está na harmonia e no equilíbrio dos ambientes nos quais vivemos.
Usar o feng shui na nossa casa ajuda no sentido de renovar energias, eliminando o que é tóxico. Segundo esta corrente milenar de pensamento, dois pólos opostos, representam o conhecimento de forças necessárias para conservar as boas energias presentes num determinado espaço.
Saiba aqui como aplicar algumas ideias e diretrizes do feng shui, de uma forma simples e eficaz.
Quer uma casa cheia de boas energias? Saiba como com o feng shui
Índice do Artigo
Além de motivar o uso de espelhos, o feng shui dá alguns conselhos no que diz respeito ao posicionamento dos mesmos. O espelho deve ser corretamente posicionado de forma a dar uma sensação de ampliar o espaço. Contudo, no quarto, não deve refletir a cama. Na sala de jantar ou na cozinha deve estar em frente à mesa, para atrair prosperidade.
Cada cor tem diferentes significados, sendo que o conjunto de sensações provocadas é também variado. Segundo o feng shui, é também importante ter as cores em consideração. Por exemplo, no quarto é preferível usar cores claras, em espaços pequenos também, para que a divisão pareça maior.
Em áreas maiores, já pode optar por cores mais fortes e vibrantes, que invoquem movimento e ação. Quando a casa é pequena o feng shui aconselha a que o uso da cor esteja nos objetos e não nas paredes.
As plantas representam cor, frescura e revelam atenção ao detalhe. Ao usar plantas em casa estamos a cumprir dois requisitos do feng shui: dar uso a essas mesmas plantas e preferir “objetos vivos” para decorar. Entre as plantas com melhor simbologia estão a flor de lótus, o bambu chinês, as peónias e os lírios, por exemplo.
Evite sempre ter plantas murchas ou mortas. Aproveite o poder das plantas.
Segundo o feng shui, os armários da cozinha são reflexo da prosperidade. Deve mantê-los sempre bem organizados, sem produtos fora de validade. Evite também guardar recipientes sem tampas e partidos. As facas, tesouras e outros utensílios com lâminas devem ser bem guardados.
O feng shui ensina-nos que a luz natural deve ser sempre privilegiada. A luz do Sol atua como um elixir e fonte de energia, para corpo e mente. Deve aproveitá-la ao máximo, abrindo as janelas sempre que possível, preferindo cortinas leves e transparentes e paredes e tetos claros para refletirem essa mesma luz.
A correta disposição dos móveis é crucial no feng shui. Damos-lhe princípios básicos nesse sentido. A cabeceira da cama não deve estar virada de costas para a porta, nem exactamente em frente à mesma. É, também defendido que se consiga ter acesso à cama a partir de ambos os lados.
Em qualquer móvel, deve evitar bloquear o acesso de um dos lados. Tenha duas mesas-de-cabeceira, uma de cada lado da cama. Tudo para que haja simetria e harmonia.
Deve evitar ter zonas escuras em casa. Além de privilegiar a iluminação natural, use candeeiros para iluminar divisões sem janelas. Não deixe que um espaço esteja completamente obscuro durante demasiado tempo.
Invista em ferramentas de organização. Capas e caixas são bastante recomendadas, para que tudo esteja guardado no seu sítio certo. Uma dica básica de feng shui para iniciantes é simplesmente nunca ter nada desarrumado ou fora do sítio durante muito tempo.
Segundo o feng shui, a água é uma dos elementos fundamentais da energia e da vida. Ter uma fonte com água, ou algum tipo de decoração com água em movimento ajuda a purificar o ambiente e promove o relaxamento.
A madeira e a pedra são dois materiais que pode incorporar nos revestimentos e na decoração da sua casa, em vez de plásticos. Estes materiais são naturais e por isso de uma origem mais orgânica e ajudam a manter um diálogo permanente com a natureza.