A Saudação ao Sol é uma prática do yoga, que saúda a energia criativa que gera e celebra a via e o movimento. Conheça os benefícios.
Desde a antiguidade, que o Sol é admirado e respeitado. É a estrela central, que ilumina e dá vida. O seu simbolismo é notório, e é por isso que o momento do seu nascimento, o amanhecer, e o do entardecer, são escolhidos para a oração e meditação.
Fazer uma saudação ao sol significa saudar a energia criativa que gera movimento, que cria a vida na Terra. Apesar de ser uma sequência de movimentos celebrada pelo yoga, a essência desta prática pode ser executada por qualquer pessoa que deseje renovar energias criativas, e começar o dia da melhor forma.
Índice do Artigo
A energia do sol transporta energia curativa, forças vitais, e oferece uma energia que nenhum outro astro, ou nenhum outro elemento natural é capaz. Infelizmente, em termos práticos, a absorção de raios solares direta, já não é tão saudável como foi noutros tempos.
Mas existem horas do dia, nomeadamente o sol matinal ou o do final da tarde, que contribuem para tornar o corpo saudável e imune aos raios prejudiciais à pele. Um rotina de saudação ao Sol é, por isso, saudável e importante.
A Saudação ao Sol, ou Surya Namaskar, em sânscrito, consiste num conjunto de movimentos, numa sequência de doze posturas.
Fisicamente, o Surya Namaskar desenvolve a musculatura do corpo e promove o alongamento dos músculos. Permite manter a coluna vertebral saudável e estimula os sistemas respiratório e circulatório. Contribui também para o reequilíbrio dos chakras e ajuda a diminuir a ansiedade.
O Surya Namaskar pode ser praticado de forma lenta e pausada, ou fluída e mais rápida, desde que respeite a respiração, que deve ser feita pelo nariz. Com a prática, o exercício vai acabar por fluir naturalmente.
As posturas do yoga (asanas) para a Saudação ao Sol, são as seguintes:
Neste vídeo, tem um exemplo prático de uma saudação ao Sol, para que possa começar a incorporá-la na sua rotina. Comece o dia da melhor maneira, com a energia criativa do Sol!
Fonte: Yoga with Kassandra