O medo é uma sensação natural, que surge como uma reação a vários acontecimentos. Contudo, a libertação da sensação de medo, só surge quando os enfrentamos.
Sabia que podemos falar em medo de ser feliz? Isto acontece quando rejeitamos a possibilidade de mudança. A fobia de felicidade pode ter origens muito distintas, que variam desde uma educação muito rigorosa, ao stress do quotidiano, a um sentimento de solidão profunda.
Revê-se nestes “sintomas”? Felizmente existe um conjunto de estratégias que pode usar para reverter a situação, libertar-se dos medos e ser feliz!
Índice do Artigo
Quando se sentir triste, culpado, ou de um modo geral, em baixo, faça o exercício de identificar o que é que estimulou essa sensação. É um passo doloroso, mas necessário, para que possa lidar com esse estímulo de forma diferente, no futuro. Este hábito ajuda também a que consiga voltar a esses momentos menos bons e reformulá-los.
Só descansa no momento de dormir? Passa o dia concentrado em preocupações, problemas e tarefas? Sente culpa ao passar por momentos de conforto e descanso, durante o dia? Estas sensações significa que está a lutar contra si mesmo.
Deixe de entrar em competição com a própria vida, ao antecipar perigos constantes. Está a atacar a sua saúde e sanidade.
Ajuda emocional, ajuda espiritual… Não tenha medo de contactar profissionais que possam orientá-lo nesta luta contra os medos e busca pela mudança para uma existência mais feliz. A complementar terapia, consultas ou outras técnicas, reúna material de leitura sobre o assunto.
A verdadeira mudança só vai acontecer quando efetivamente acreditar que pode viver sem os seus medos. Visualize como seria a sua vida sem esse medo que o atormenta e limita. Imagine como tudo seria diferente se não sentisse tanto medo. Faça uma lista de tudo o que pode fazer para combater essa sensação.
Aproxime-se o quanto puder daquilo que lhe causa esse medo e livre-se dele. Pode, por exemplo, fixar um limite temporal como objetivo para ultrapassar esse problema. Vai perceber que é mais forte!