Sabia que existem alimentos que contribuem para melhorar a sua disposição? Conheça a dieta da felicidade, um conjunto de alimentos saudáveis e com inúmeros benefícios.
Sente-se em baixo? Sente que não tem energia? Alguns alimentos têm o “poder” de melhorar a nossa disposição, pelos nutrientes que possuem e reações que provocam no organismo.
Saiba como combater o stress, a ansiedade e a frustração, com alimentos saudáveis. Estas boas escolhas são uma preciosa ajuda.
Índice do Artigo
O que deve comer para melhorar o seu estado de espírito e bem-estar:
A banana é uma fruta rica em triptofano, aminoácido fundamental para o estímulo e produção de serotonina. A serotonina é a famosa substância presente no cérebro, responsável pelas sensações de felicidade e bem-estar.
Graças às elevadas quantidades de vitamina B e ácido fólico, o espinafre ajuda a atenuar a sensação de stress, ao atuar no sistema nervoso. Graças à folhagem verde, têm também a capacidade de desintoxicar o corpo.
Também o leite, tal como a banana, contribui para a dieta da felicidade com o triptofano. Esta substância está presente em todos os alimentos ricos em proteína. O leite tem outros benefícios, tais como vitaminas e minerais essenciais.
A pimenta deve a sensação de ardor à capsaicina, uma substância que estimula o cérebro a produzir endorfina, que é responsável pela sensação de euforia.
Falamos, claro de chocolates pouco processados e com um teor de cacau mais elevado. Além de ter propriedades antioxidantes, o cacau também contém triptofano. Além disso, poder comer chocolate é sempre uma mais valia para o bem-estar.
Os ovos são ricos em colina e lecitina, assim como triptofano. Estas substâncias afetam de forma positiva o funcionamento do cérebro de pessoas com alterações de humor.
Este vegetal tem lítio, uma substância que age no controlo da depressão e ansiedade e contribui ainda para estimular a memória. Se for roxa ainda melhor, por ser rica em antioxidantes.
Claro que todos estes alimentos devem estar incluídos numa dieta equilibrada, fortalecida com a prática de exercício físico e outras práticas saudáveis. Está comprovado, contudo, que esta dieta da felicidade é uma ajuda importante para reforçar uma vida de bem-estar e prazer.