De certeza que conhece algumas tradições de Halloween, e como as comemorações deste dia andam à volta de abóboras, bruxas e gatos pretos. Mas, e se o Halloween lhe bater à porta este ano?
A celebração do Halloween está marcada para 31 de outubro. Uma celebração de origem celta e anglo-saxónica, mas adaptada a diferentes culturas em todo o mundo. Pelo menos ao que o seu caráter comercial diz respeito.
Conhece a inspiração por trás do Halloween? Que fenómenos mais ou menos místicos e espirituais, inspiram as tradições de hoje em dia? Conheça um bocadinho melhor, o que se passa à volta do mundo e saiba o que fazer se o Halloween lhe bater à porta.
Índice do Artigo
A palavra Halloween vem da expressão “All Hallow’s Eve”, ou véspera de todos os Santos. O que se vê no Halloween vai desde simplesmente acender velas para honrar os mortos, vestir disfarces de bruxas ou fantasmas, o aproveitamento de abóboras e maçãs, ou brincar à doçura ou travessura na vizinhança.
É muito isto que acontece nos EUA, e que nós acabamos por consumir em filmes ou séries de televisão. Estas tradições têm na sua origem os rituais pagãos celtas, que ocorriam na Escócia e na Irlanda, e que foram “transportadas” pelos imigrantes destes países.
Foi na Irlanda que se começou a tradição dos disfarces e vestimentas de Halloween, assim como os pedidos de “doçura ou travessura” ou “trick or treat”. Nas áreas rurais, era, e é , também muito comum acender grandes fogueiras. Outra coisa bem irlandesa é o Barnbrack, um tipo de pão, em forma de bolo. A diferença é que tem objetos dentro, para que se possa adivinhar o futuro.
Neste país, a tradição, é alimentar quem já partiu deste mundo. Deixam pães, água e uma lanterna numa mesa antes de irem dormir na noite de Halloween. Isso ajuda a garantir que as almas que voltam para a Terra nesta noite estejam bem cuidadas.
Na Bélgica, é importante acender velas para homenagear amigos e familiares falecidos, na noite de 31 de outubro para 1 de novembro. Os belgas que celebram este dia, evitam passar por gatos pretos, porque acreditam que este animal representa má sorte.
Os alemães comemoram o Halloween como o dia de todos os santos. A festa começa a 31 de outubro e vai até 8 de novembro. As pessoas rezam na igreja por aqueles que já morreram e visitam os túmulos de entes queridos. Uma tradição mais incomum é esconderem as facas, para se protegerem dos espíritos que voltam nesta época.
Em quase todos os países, o Halloween é uma celebração ligada ao sagrado, embora em só alguns seja um verdadeiro Dia das Bruxas. Qual é a tradição que mais gosta?