O fascínio pela religião Wicca é proporcional à falta de conhecimento sobre a mesma, que pode ser, por vezes, apelidada de bruxaria. Conheça as diferenças entre wicca, bruxaria e magia.
É provável que já tenha ouvido falar no termo Wicca. Já se questionou acerca do que se trata, e de que forma está relacionado com a temática da bruxaria, ou até da magia? Apesar de poder ser confundida com bruxaria, Wicca é, sobretudo, uma religião, que combina crenças pré-cristãs com a crença no sobrenatural.
Esta prática está também intimamente ligada à celebração da Natureza, e à celebração do ciclo da vida e de festividades sazonais. Historicamente, está muito ligada ao neopaganismo, onde se enquadram os grupos que acreditam em crenças europeias anteriores ao cristianismo, como a religião celta.
A religião ou movimento wicca, foi popularizada nos anos 50 do século XX, em Inglaterra. Historicamente, quem é Wicca, é apelidado de bruxa ou bruxo, pela resistência que surgiu na época a este movimento.
A Wicca é uma religião politeísta, em que o culto se divide em dois. Crê tradicionalmente na Deusa Tríplice e no Deus cornífero, e na religião matriarcal de adoração à deusa-mãe, à Natureza.
Pela raíz da palavra inglesa para bruxaria, “witchcraft”, os seguidores da Wicca chamam a si mesmos de bruxos e bruxas. Mas devido ao preconceito relacionado com estes termos, passaram a utilizar também a palavra “wiccanos”.
E se o Halloween lhe bater à porta? Saiba o que acontece neste dia
A religião opõe-se ao uso de magia prejudicial e desestimula as pessoas a ferir os outros fisicamente ou emocionalmente. Além disto, é preciso também considerar a diferença entre bruxaria e feitiçaria. A prática da bruxaria é um fenómeno, que pode ser praticado por qualquer pessoa, não necessariamente alguém que seja seguidor da religião Wicca.
Entre os símbolos da Wicca, o principal é o pentagrama, formado por uma estrela de cinco pontas inserida em um círculo. Cada ponta representa um elemento da natureza (ar, terra, fogo e água), além do espírito. O pentagrama é utilizado em forma de pendente pelos wiccanos e funciona também como uma forma de identificação entre os seguidores.
Para concluir, podemos também afirmar, que a magia está presente em todas as religiões mundiais. Em todas, existe a crença de que é possível mudar aspetos da realidade através de atos simbólicos, sejam eles orações, poções, feitiços,etc.