Hoje em dia é muito comum ouvirmos falar da importância da meditação, mas a realidade é que é uma prática que já existe há muito anos. Apesar de estar ligada ao budismo, a meditação não é uma religião, mas sim uma técnica de respiração que pode ser, extremamente, benéfica para o nosso corpo e mente.
A meditação pode ser praticada em qualquer lugar, não precisa gastar dinheiro e pode, facilmente, adaptar-se às rotinas do seu dia-a-dia. A prática constante acaba tornando-se um hábito, assim como lavar os dentes, faz porque sabe que lhe faz bem e porque é normal.
A meditação, também, deveria tornar-se um hábito normal e essencial. Experimente, reservar 10 minutos do seu dia, no horário que lhe der mais jeito, e fique em silêncio. É essencial que concentre a sua atenção na sua respiração, porque, desta forma, facilita a que não pense em outras coisas.
Sempre que estiver a meditar e a sua mente começar a divagar em pensamentos habituais do dia-a-dia, não se preocupe, reconheça isso e volte a concentrar-se novamente na respiração. Inspire e expire profundamente, se ajudar, repita mentalmente as palavras inspirar e expirar enquanto respira.
Índice do Artigo
Se mesmo assim achar que é uma prática difícil e que não tem tempo para a realizar, pense nestas 5 razões para praticar meditação:
Passa a vida a correr e tem muitas coisas com que preocupar-se? Provavelmente, sofre de stress. Se assim for, a meditação deve ser a sua aliada. Ajuda a controlar as nossas emoções, sentimentos e relaxar. Não deixe que o stress interfira com a sua vida.
Se tem problemas com o sono, a meditação pode tornar-se a sua melhor amiga. A meditação, também, ajuda a combater a sensação de cansaço constante.
A meditação é, extremamente, benéfica para a concentração e atenção e, por sua vez, isso ajuda a aumentar a produtividade e a eficácia a desenvolver tarefas.
A meditação ajuda a refletir nas nossas atitudes, pensamentos e ações. É extremamente importante termos consciência de quem somos e respeitarmos quem somos e o que queremos.
Vários estudos defendem que a meditação é essencial para melhorar a nossa imunidade e contribui para a cura de gripes, reduzindo a sua duração. Bem como, é uma excelente aliada no combate a doenças crónicas, hipertensão, entre outras.