Espinheiro – O zodíaco das árvores

Espinheiro

O Espinheiro era um símbolo de proteção mística para as antigas Tribos Celtas devido às suas espinhas afiadas. Era uma árvore conhecida por trazer prosperidade e boa fortuna aos lares onde se encontrava.

O ARTIGO CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Goracash
 

Estas árvores eram normalmente plantadas como arbustos protetores ao redor de campos, casas e cemitérios. Acreditava-se mesmo que os espíritos das fadas viviam escondidas na ramagem dos Espinheiros, que as protegiam do mundo exterior.

Desde cedo que se cultivam Espinheiros, e desde a antiguidade que os anciãos ensinam jovens jardineiros a ter um cuidado especial ao lidar e podar um arbusto de Espinheiro, pois acredita-se que os seus espinhos amaldiçoam cuidadores desatentos e irresponsáveis.

Os Druidas costumavam usar os galhos do Espinheiro como curativo para a depressão e as sementes em pó eram usadas para curar mau estar biliar. Usavam também para a construção de muitos adereços, como bengalas ou decorações.

O espinheiro era o melhor combustível das fogueiras esfomeadas, que aqueciam as tribos Celtas nos frios e duros Invernos, ou em rituais de fogo, como no festival de Beltrane, que marcava o início do Verão celta, em Maio.

No Festival de Beltrane, os galhos da árvore são podados e as flores removidas para simbolizar a beleza da jornada e abrir caminho para um novo crescimento. Uma representação simbólica do renascimento em que abandonamos o velho para dar lugar ao novo.

O Espinheiro era uma árvore padroeira dos santos e dos azarados, acredita-se mesmo que a coroa de espinhos usada na crucificação de Jesus Cristo foi feita a partir dos ramos de Espinheiros!

Os nativos de signo Celta Espinheiro são a personificação da expressão: “Nunca julgue um livro pela sua capa”. Um Espinheiro é imprevisível, nunca se sabe o que fará a seguir. Apesar da sua aparência inofensiva, os nativos deste signo carregam dentro de si o peso da sua personalidade contraditória. A curiosidade é uma das suas características marcantes, sempre em busca de um novas experiências e desafios.

Em geral, as pessoas do signo Espinheiro são carismáticas, criativas e cheias de ideias inovadoras. Possuem uma capacidade quase inigualável de se adaptarem facilmente a qualquer mudança e a cada circunstância específica.

Por nascerem durante esta época e partilharem a essência desta árvore, a sua energia espiritual é frequentemente associada à dos antigos bardos e habilidosos druidas celtas, destacando-se nas artes performativas e na sua capacidade de influenciar multidões atentas.

Espinheiro

Ilusionistas
13 de maio a 9 de junho

Espinheiro

Artigos sugeridos


Olá, este artigo foi útil para si? Partilhe!

Ron de Moraes