Cromoterapia: use o poder terapêutico das cores a seu favor

Cromoterapia: use o poder terapêutico das cores a seu favor

Com certeza que já passou pela experiência em que a escolha da cor parecia condicionar o seu estado de humor. Ou escolher uma determinada peça de roupa porque lhe parecia a cor mais acertada para “vestir” as suas emoções. Num dia mais alegre, podemos optar por cores vibrantes e, nos dias em que nos recolhemos nos nossos pensamentos, optar por cores mais sóbrias e sombrias. É este o poder da cromoterapia.

EXPEL THE BAD ENERGIES FROM YOUR LIFE!

Free yourself from the weight of negative energy. Discover a lighter path to happiness.


Learn to do it and live in abundance.

Click Here »

Mas a escolha das cores não se fica apenas pelo nosso humor. Também na decoração da casa, os especialistas propõem determinadas cores para pintar as paredes segundo o uso que se dá ao espaço. Cores neutras e tranquilizantes para os quartos e cores alegres e vivas para espaços como a sala ou o escritório. Mas, afinal, qual é o poder da cromoterapia para curar doenças ou melhorar o nosso equilíbrio emocional? É sobre isso que vamos falar neste artigo.

Cromoterapia: o poder terapêutico das cores

A cromoterapia é uma prática utilizada desde tempos ancestrais para ajudar a equilibrar as energias do corpo e, assim, promover a cura e o equilíbrio mental. No Egito antigo, na Índia, na Grécia e na China, por exemplo, o poder terapêutico das cores era amplamente usado para tratar os enfermos e aumentar o conforto psicológico face à doença e maleitas espirituais.

Segundo a Cromoterapia, o poder das cores provém das diferentes vibrações associadas a cada uma delas e à forma como se sintonizam com os diferentes chakras do nosso corpo. Cada vibração provoca diferentes sensações que podemos facilmente sentir quando uma cor se destaca num determinado ambiente. Se entrarmos num quarto branco, as sensações serão certamente diferentes das que sentimos quando estamos rodeados por um ambiente onde os tons vivos prevalecem, como o vermelho.

O estudo da vibração das cores e de como elas nos fazem sentir são a base da Cromoterapia. Ao trabalhar as emoções, a cromoterapia pode ajudar a aliviar o stress, a melhorar a sensação de bem-estar e a promover o relaxamento. Por outro lado, a utilização correta das cores também promove a atividade intelectual e a saúde.

A utilização das cores na Cromoterapia

A Cromoterapia baseia a sua prática nas sete cores do arco-íris. Vermelho, cor-de-laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta (ou roxo). A cor certa pode fazer a diferença entre um dia com uma enxaqueca ou um dia repleto de bem-estar. Se pensarmos bem, até a Natureza usa as cores para comunicar. Os animais tóxicos são vermelhos e de cores vivas, sinal de alerta para os predadores que podem não ter a refeição que esperam.

Vermelho

Paixão, amor, coragem, agressividade

Cor está ligada ao chakra básico ou da Raiz.

Cor quente e estimulante, associa-se a estados de paixão, energia exuberante e sedução sexual. É uma cor recomendada para estimular a frequência cardíaca, a ação e o desejo sexual. A evitar se pretendemos um espaço tranquilo que convide ao repouso da alma e do corpo!

O vermelho está associado aos signos de Carneiro (Áries) e Escorpião.

Cor-de-laranja

Comunicação, cordialidade, prosperidade

Cor está ligada ao chakra do Sacro ou Sexual.

O cor-de-laranja é vibrante, alegre, quente e acolhedora. Estimula a circulação sanguínea, a atividade intelectual, a diversão, os pensamentos positivos e a imaginação. É uma cor quente que resulta da misturas das cores primárias vermelho e amarelo.

É uma cor forte e associada ao signo de Leão.

Amarelo

Alegria, luz, jovialidade

Cor ligada ao chakra do Plexo Solar, lembra o calor e o conforto dos dias quentes e luminosos.

O seu poder estimulante é ideal para potenciar a criatividade, o intelecto e a descontração. O amarelo tem a capacidade de trazer luz aos dias mais sombrios e de afastar os pensamentos negativos.

O amarelo é a cor dos signos Gémeos, Touro e Virgem.

Verde

Esperança, paz, equilíbrio, confiança

Cor ligada ao chakra do Coração ou Cardíaco é o símbolo da esperança e uma cor bastante associada à saúde. Em momentos de depressão e tristeza, o verde pode ser uma cor reconfortante e estimulante.

A sua energia pura e positiva, remete-nos para a tranquilidade da Natureza, na sua expressão mais simples, tranquila e refrescante. É uma cor adequada para trazer harmonia a qualquer ambiente e boas energias. Acalma e traz equilíbrio ao corpo e ao espírito.

O verde está associado aos signos Touro, Balança (ou Libra) e Virgem. Os tons mais escuros estão associados ao signo Capricórnio e os tons mais claros aos signos Aquário e Peixes.

Azul

Calma mental, harmonia, autoridade, frieza

Ligada ao chakra da Garganta, o azul é a cor da serenidade e da amplitude.

O azul é uma cor fria, a mais fria entre os tons frios de azul, verde e violeta. Na saúde, promove a diminuição da circulação sanguínea, a redução da temperatura corporal e do nível da pressão arterial.

Olhar para a vastidão azul do mar é o antídoto perfeito para combater a depressão e a tristeza. Por ter variantes de tom infinitas, adequa-se a todos os espaços mas, sobretudo, ao quarto ao promover a boa qualidade do sono graças às suas propriedades tranquilizantes.

Os signos associados ao azul são Balança (ou Libra), Aquário, Sagitário e Peixes.

Anil (ou Índigo)

Sinceridade, respeito, individualidade

Cor associada ao chakra Frontal.

É uma cor usada em ambientes onde se pretenda estimular a sensação de pureza. O anil também é uma cor que promove a intuição e, por isso, favorece o encontro entre as nossas emoções e o tipo de energia que recebemos do mundo exterior, equilibrando-as em harmonia.

O tom de anil está associados aos signos Sagitário, Aquário e Peixes.

Violeta (ou Roxo)

Espiritualidade, magia, mistério

Esta cor atua sobre o chakra da Coroa.

Associada ao poder da transformação, à pureza e ao mundo espiritual, é ideal em ambientes que convidam à meditação e à reflexão. Cheia de tranquilidade e de energia positiva, tem a capacidade de nos acalmar, de nos libertar dos medos e outras inquietações e de nos transportar para um profundo estado de harmonia.

Esta cor é obtida através da mistura das cores primárias azul e vermelho. Os tons de violeta e roxo estão associados aos signos Sagitário, Aquário e Peixes.

Aplicar a Cromoterapia no dia a dia

Nos dias em que sente que precisa de ajuda extra para enfrentar problemas e dificuldades, use o poder terapêutico das cores para se renovar e encher o coração de energia positiva e esperança.

Comece por visualizar a situação ou a pessoa que estão na origem da sua ansiedade. Sinta-se grato pela sua existência e por tudo o que conquistou. Lembre-se que tudo é passageiro. A importância que atribui aos acontecimentos e às pessoas hoje não será a mesma daqui a algum tempo.

Foque-se em si, nas suas necessidades emocionais e deixe ir. Entregue ao Universo. Pense em cores positivas e alegres. Vista-se do mesmo modo. Sorria para o espelho e diga em voz alta “Sou capaz. Vai tudo correr bem.” Afaste os pensamentos ruminantes. Siga em frente com a esperança de que um novo dia vai começar, repleto de coisas boas. Foque-se nisso e é isso mesmo que vai acontecer.

Pense na possibilidade de pintar o seu quarto numa cor que favoreça a mudança do seu estado de espírito. O verde e o azul são boas opções para noites mais tranquilas e repouso do corpo e da mente.

 

Artigos sugeridos


Olá, este artigo foi útil para si? Partilhe!

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.